terça-feira, 4 de setembro de 2012

Os Filhos de Deus devem viver de acordo com os padrões do Evangelho de Cristo (3 João 1:1-15)

                               As dificuldades que o Apóstolo João encontrava nos primórdios da Igreja, não eram diferentes das que a Igreja enfrenta hoje nos dias atuais. Foi provavelmente na cidade de Éfeso nos fins do primeiro século em que o Apóstolo João escreve a sua terceira epístola destinada a um presbítero chamado Gaio (mas também a Igreja de uma forma geral). Gaio era um cristão eminente, notável pela sua hospitalidade e um amigo muito querido, no qual João demonstra claramente que o tinha em alta confiança, pois Gaio era um exemplo para a igreja, cuidava com muito carinho dos missionários (3 Jo 1:1-8).
                               João enfrentava dois grandes problemas: o primeiro era a perseguição do império romano contra os cristãos e a segunda era de pessoas dentro das Igrejas que se intitulavam “cristãos”, mas que na verdade queriam atrapalhar a obra de Cristo. Por isso o propósito de João era advertir Gaio para que tomasse cuidado com pessoas como Diótrefes, que era conhecido pela sua ambição e turbulência e interferia no crescimento da Igreja, porque se recusava a ouvir os pastores, pois seu principal objetivo era a sua promoção pessoal, o que o levou a proferir “palavras maliciosas” contra João (3 Jo 1:9-10).
                               Vejamos aí dos tipos de pessoas: a primeira que era Gaio: um homem fiel a palavra de Deus e hospitaleiro com os missionários onde a sua própria casa servia para abrigá-los e o segundo tipo de pessoa era Diótrefes, descrito como um sujeito interesseiro que tenta utilizar-se da Igreja como um meio de alcançar seus desejos pessoais. E hoje irmão, não há pessoas assim como Diótrefes nas Igrejas? Pessoas que vivem aparecendo na mídia e que se denominam “evangélicos”, mas na verdade estão usando a Igreja de Cristo para se auto-promoverem?
                               O Apóstolo João termina sua epístola nos ensinando que devemos viver a verdade do evangelho, de acordo com os padrões bíblicos, onde todos os cristãos devem trabalhar juntos para sustentar a obra de Deus, devemos ser testemunhas vivas de Cristo onde quer que estejamos, pois a honra e a glória só pertencem a Deus (3 Jo 1:11-15). Portanto irmãos, que possamos refletir nestas palavras do Apóstolo João e que Deus possa cada dia mais nos dar entendimento, afim de que possamos viver intensamente a verdade do Evangelho para fazermos cada vez a diferença neste mundo.

Autor: Danilo Prado Figueiredo

Referência
Bíblia Sagrada, Almeida, João Ferreira, revisada e corrigida, Ed. 1995.
Gardner, Paul – Quem é quem na Bíblia Sagrada – Editora Vida.
Angus, Joseph, História, Doutrina e Interpretação da Bíblia, Editora Hagnus, 2003.


Nenhum comentário:

Postar um comentário