segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Provações


Muitas vezes as pessoas fazem a seguinte pergunta: Porque o crente fiel passa por provações?
                       
                        Queridos, é comum o ser humano questionar a Deus e perguntar, até quanto meu Deus? Senhor, eu não agüento mais... Muitos estão enfrentando enfermidades, outros se deparam diante de promessas que nunca se cumprem, outros enfrentam desempregos, filhos envolvidos com drogas, problemas conjugais, enfim, são inúmeras as provações que enfrentamos no dia-a-dia. Mas o que eu quero lhe dizer irmão, é que realmente são vários motivos do qual nosso Deus nos permite que passamos por provas, vou citar apenas 7 (sete), mas com certeza você encontrará muito mais nas Escrituras Sagradas.

1º Motivo: Para ver a nossa sinceridade (1 Crônicas 29:17);
2º Motivo: Porque Deus se agrada dos louvores de coração (Provérbios 27:21);
3º Motivo: Para recebermos a coroa da vida (Tiago 1:12)
4º Motivo: Para chegarmos à estatura de varão perfeito (Efésios 4,13); 
5º Motivo: Para crescer na graça e no conhecimento. (II Pedro 3,18); 
6º Motivo: Para poder contar sua experiência aos outros (II corintios 1,4). 
7º Motivo: Para alcançar o caminho da perfeição espiritual (Fl 3,12). 

                        Poderíamos comentar cada motivo citado acima, mas vamos analisar somente os três primeiros motivos, os outros deixaremos para que você reflita.
No primeiro motivo (1Crônicas 29:17) temos como um grande exemplo de que passou por provações o rei Davi que foi chamado o homem segundo o coração de Deus (1 Samuel 13:14), mas ele mesmo escreve que Deus provou seu coração (Salmos 51). Mas o que Davi estava querendo dizer? Davi irmãos sabia que Deus é o Deus Todo Poderoso ( Salmos 19:1), que pela onisciência de Deus ele sabe todas as coisas, mas o que Davi estava querendo dizer é que Deus não precisa provar o homem para conhecer o homem, mas Deus prova o homem para que o próprio homem se conheça a si mesmo e se humilhe na presença de Deus. Davi pecou, e o profeta Natã trouxe a revelação do pecado de Davi, mas Davi reconheceu o seu erro se humilhou na presença de Deus e Deus perdoou à Davi. Então irmãos não peque, mas se você pecar faça igual Davi, humilhe-se na presença de Deus e lembre-se que você tem um Advogado que é Jesus Cristo (1 João 2:1) e temos um Consolador que é o Espírito Santo que intercede por nós (Romanos 8:26).
No segundo motivo (Provérbios 27:21), vemos o rei Salomão comparando o homem com o crisol ( o crisol é um vaso de barro usado pelo oleiro para purificar o ouro no fogo), Salomão era filho de Davi, o homem mais sábio que o mundo já teve, a sabedoria de Salomão era tanta, que todos os povos queriam ver Salomão, queriam ver a sua glória, Mas Jesus disse em Mateus 6: 28-29: que nem mesmo Salomão em toda a sua glória se vestiu como os lírios do campo., ou seja Salomão estava arrependido pelos seus erros, porque ele havia adorado falsos deuses. Nós também irmãos éramos igual Salomão, pecadores, nós éramos vaso de barro, mas fomos quebrados e refeitos de novo, fomos purificados pelo sangue de Jesus e batizados pelo fogo do Espírito Santo.
No terceiro motivo (Tiago 1:12), vemos Tiago chamando de bem aventurado aquele que suporta as provações, porque receberá a coroa da vida. Tiago viveu numa época muito difícil, numa época de perseguições, numa época que você era obrigado a negar Jesus, senão você era morto e Tiago viu vários de seus companheiros morrerem, mas não negaram à Cristo, permaneceram fiéis até o fim. Hoje estamos num país onde temos toda a liberdade de adorar a Deus e muitas das vezes deixamos o comodismo nos dominar.
                        Portanto irmãos, concluímos dizendo que todos os dias somos provados, quem já foi provado ou quem já passou por provações? Eu já passei por provações, a igreja de uma maneira geral passa por provações e com certeza você também já passou ou está passando, mas disse Jesus: “no mundo tereis aflições”, mas Jesus também disse: “eu venci o mundo”, (João 16:33).  O mundo é incrédulo e confia no próprio mundo, mas a Igreja crê e confia no Dono do Mundo. Segundo Myer Pearlman, página 343: “A Igreja, portanto é uma reunião de pessoas chamados do mundo, as quais professam e prova submissão ao Senhor Jesus Cristo”. Por isso vivemos pela fé que foi dada uma vez aos santos (Judas 1:3), por isso amados fiquem sabendo que as provas virão, o próprio Jesus foi provado no deserto, quando mais nós, mas creia em Deus, confie em Deus, entregue sua vida à Deus, só assim você poderá vencer o mundo, porque Jesus te dará repouso (Mateus 11:28-30), porque Jesus te ama (Jó 3:16 e 13:34) e Jesus livrará tua alma da angustia (Salmos 90:15), “Para que a prova da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro que perece e é provado pelo fogo, se ache em louvor, e honra, e glória, na revelação de Jesus Cristo;" (1 Pedro 1:7).

Autor: Danilo Prado Figueiredo

Referências
Bíblia Sagrada, Almeida, João Ferreira, revisada e corrigida, Ed. 1995 e versão digital.
Pearlman, Myer – Conhecendo as doutrinas da Bíblia, Editora Vida, 2006, São Paulo/SP,
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, http://www.priberam.pt/dlpo/

Um comentário: